terça-feira, 7 de agosto de 2007

A Psicologia e as Psicologias - Ana Maria Bock

A PSICOLOGIA OU AS PSICOLOGIAS - CIÊNCIA E SENSO COMUM

Quantas vezes, no nosso dia-a-dia, ouvimos o termo psicologia? Qualquer um entende um pouco dela. Poderíamos até mesmo dizer que "de psicólogo e de louco todo mundo tem um pouco". O dito popular não é bem este ("de que médico e de louco todo mundo tem um pouco"), mas parece servir aqui perfeitamente. As pessoas em geral têm a "sua psicologia".
Usamos o termo psicologia, no nosso cotidiano, com vários sentidos. Por exemplo, quando falamos do poder de persuasão do vendedor, dizemos que ele usa de "psicologia" para vender seu produto; quando nos referimos à jovem estudante que usa seu poder de sedução para atrair o rapaz, falamos que ela usa de "psicologia"; e quando procuramos aquele amigo, que está sempre disposto a ouvir nossos problemas, dizemos que ele tem "psicologia" para entender as pessoas.
Será essa a psicologia dos psicólogos? Certamente não. Essa psicologia, usada no cotidianopelas pessoas em geral, é denominada de psicologia do senso comum. Mas nem por isso deixa de ser uma psicologia. O que estamos querendo dizer é que as pessoas, normalmente, têm um domínio, mesmo que pequeno e superficial, do conhecimento acumulado pela Psicologia científica, o que lhes permite explicar ou compreender seus problemas cotidianos de um ponto de vista psicológico.
É a Psicologia científica que pretendemos apresentar a você. Mas, antes de iniciarmos o seu estudo, faremos uma exposição da relação ciência/senso comum; depois falaremos mais detalhadamente sobre ciência e, assim, esperamos que você compreenda melhor a Psicologia científica.

4 comentários:

Fabiana disse...

Oi... entaun... Tem dois errinhos importantes no site. O primeiro é o nome do livro que é, na verdade, "Psicologias - Uma Introdução ao Estudo de Psicologia" e o outro é o nome da autora, Ana M.B. Bock, ou seja, Ana MERCÊS Bahia Bock.

=)

Camila disse...

Me indentifico muito com Psicologia e estou estudando este livro atualmente, é sem dúvida um livro encrivel.
Parabéns aos editores desse site.
Abraços!
:D

Camila disse...

Me indentifico muito com Psicologia e estou estudando este livro atualmente, é sem dúvida um livro encrivel.
Parabéns aos editores desse site.
Abraços!
:D

Thaina Dias disse...

oii... to estudando esse livro.. é com toda certeza q digo q esse livro é mto bom!! tenho prova oral des livro hj na facul..rs
gostei mto desse livro!!
-Parabéns Editores desse livro*
=)